segunda-feira, 21 de maio de 2012

CARTA À COMUNIDADE DE SÃO BORJA


Professores da Unipampa São Borja em assembleia no campus, sentados em círculo numa das salas de aula
Professores da Unipampa São Borja em assembleia
Os docentes da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus São Borja, comunicam à comunidade que, a partir de Assembleia Geral do dia 16 de maio do corrente ano, decidiram por uma maioria de votos, aderirem à greve nacional do Sindicato da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior, ANDES, deflagrada nacionalmente no dia 17 de maio.

Esta greve é resultado do descaso do Governo Federal para com o ensino público superior que, a despeito do processo de expansão (com a criação de novas universidades e, entre elas, a UNIPAMPA), não atende às demandas estruturais que visam a consolidar as nossas instituições de ensino.

O Sindicato, Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior, ANDES, em seu 30º Congresso, realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2011, aprovou uma pauta de reivindicações que foi entregue ao Governo Federal, centrada nos seguintes eixos: 1º) Universidade Publica e o Trabalho Docente (demandas gerais); 2º) Autonomia, Financiamento e Vagas Docentes; 3º) Democratização das Instituições e das Relações de Trabalho; 4º) Condições de Trabalho. Capacitação e Seguridade; 5º) Carreira Única; 6º) Política Salarial; 7º) Proposta Salarial.

Professores da Unipampa São Borja em assembleia
Esta pauta de reivindicações encaminhada ao Governo Federal permaneceu engavetada até recentemente. No dia 17 de maio último, dia em que foi deflagrada a greve nacionalmente, o Governo Federal lançou Medida Provisória (MP) que integrou as Gratificações de Ensino no Magistério Superior (GEMAS) ao vencimento básico e a reposição de 4% retroativo a março deste ano, mas que ainda espera aprovação do Congresso Nacional. Estas medidas são insuficientes, haja vista que as perdas na estrutura remuneratória dos últimos onze anos, decorrentes da inflação, chegam a 40% e, além disso, não atendem às demandas que visavam a reestruturar o plano de carreira dos professores e estabelecer melhores de condições de trabalho.

Professores e alunos da Unipampa São Borja em assembleiaEsta pauta de reivindicação nacional e as demandas locais vêm sendo discutidas desde março de 2011, na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, juntamente com os Técnicos Administrativos e discentes. A greve foi deflagrada com apoio de toda a comunidade acadêmica, refletindo maturidade e responsabilidade, na medida em que, em Assembleia conjunta, foram definidas algumas essencialidades, quais sejam: serviços como concursos públicos, reconhecimentos de cursos, a manutenção das bolsas dos discentes e de estágios remunerados estão sendo, com efeito, atendidos.

Nesse sentido, conclamamos a comunidade de São Borja a somar-se a esta luta que é de todos. Eles até “podem matar as flores, mas jamais matarão a primavera”. A primavera do povo brasileiro é a de justiça social e de uma educação pública, de qualidade e gratuita para todos.


COMANDO DE GREVE DA UNIPAMPA DE SÃO BORJA

São Borja, 21 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário